7 passos para seu filho comer frutas e vegetais

0 Comments

7 passos para seu filho comer frutas e vegetais

É comum ouvirmos queixas de pais que não sabem mais o que fazer para seus filhos comerem frutas, legumes e/ou verduras. A recusa de alimentos é uma etapa normal do desenvolvimento, mas a maneira como os pais lidam com esta etapa fará toda a diferença nos hábitos alimentares dos seus filhos. 

Se você tem criança em casa e não consegue fazê-la comer verduras, legumes e até frutas, leia atentamente os 7 passos abaixo que podem te ajudar a resolver este problema.

1. Dê exemplo

Seu filho precisa ver que você come e ama esses alimentos. Então, se não tem o hábito de consumi-los, comece introduzindo na sua alimentação. Deixe o seu filho se familiarizar com uma boa variedade desses alimentos, mesmo que ele não consuma.

2. Leve a criança para o mercado

Torne este momento divertido e de aprendizado. Explique o nome de frutas e vegetais que ele não conhece, deixe-o sentir o cheiro, tocar, escolher, desperte a curiosidade dele.

3. Deixe a criança ajudar no preparo 

Ela vai se divertir e aumentar a familiarização com o cheiro, a textura e até o sabor, se arriscar provar algo no preparo.

4. Faça pratos criativos e coloridos

Seja lúdico, crie nomes engraçados para os pratos ou vegetais e frutas com a ajuda da criança.

5. Não castigue a criança por não comer

Fale da importância daquele alimento para que ela seja forte, saudável e se desenvolva. Mas, não castigue-a por não comer, ela pode associar aquele alimento a uma experiência negativa.

6. Não recompense a criança com guloseimas 

O estímulo deve ser a conscientização da importância do consumo desses alimentos e a adaptação do paladar para se familiarizar e aprender a apreciar o sabor de forma que a criança passe a gostar do alimento. Oferecer guloseimas como recompensa vai atrapalhar esse processo, fazendo com que a criança coma de forma forçada, apenas para ser recompensado.

7. Faça jogos

Crie competições com os alimentos para estimular a criança a comê-los.

Categories:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *